Super Fruits Slot

Super Fruits Slot - Projeto de IA cearense segue em disputa nacional de inovação

Ao todo, 191 startups do país participam do edital, mas apenas 93 seguem na disputa em quatro linhas temáticas: Agro 4.0; Saúde 4.0; Indústria 4.0 e Cidades Inteligentes e Turismo 4.0.

A Globusbot, startup cearense de desenvolvimento de soluções de inteligência geográfica e inteligência artificial, está na fase final do projeto nacional de incentivo à inovação. A seleção pública é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). A startup foi a única do estado que conseguiu passar da primeira etapa do processo.

O edital de subvenção econômica à inovação nº 04/2022 foi lançado em março deste ano e destinou R$ 80 milhões para projetos envolvendo Inteligência Artificial (IA). O programa focou em quatro linhas temáticas: Agro 4.0; Saúde 4.0; Indústria 4.0 e Cidades Inteligentes e Turismo 4.0. O co-fundador da Globusbot e engenheiro do Instituto Militar de Engenharia (IME), Helton Uchoa, destaca a importância da participação nesse projeto de alcance nacional. “Ainda falta a última fase do programa, mas já é um grande resultado, pois foram aprovadas somente oito startups do Nordeste de um total de 93 em todo o Brasil. Isso mostra que o nosso estado tem vocação e potencial para gerar negócios voltados à área de tecnologia e inovação, mas precisa melhorar os incentivos para o desenvolvimento do mercado local de startups”, destaca Uchoa.

Seja assinante Super Fruits Slot+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“A inteligência artificial avança rapidamente em diferentes setores, sendo a base dos sistemas de transporte autônomos que irão dominar os nossos céus muito em breve. A interpretação do espaço ao nosso redor (dados georreferenciados) é um desafio para os veículos aéreos que serão conduzidos por IA, sendo fundamental para a segurança de todos.”, explica.

A jornada da Globusbot começou em 2018. Surgiu de uma ideia inicial de um produto para atender um público doméstico. Neste mesmo ano, participou do programa de pré-aceleração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE). Em seguida, foi uma das cinco selecionadas para integrar o Hub de Inovação do Banco do Nordeste. Ao longo destas etapas, desenvolveu um novo Mínimo Produto Viável (MVP) e entendeu a necessidade de reorganizar o plano de negócio, adotando assim um novo modelo voltado para soluções digitais, abandonando o foco inicial no hardware.

Para o gestor da Globusbot, o crescimento da inteligência artificial é uma tendência que veio para ficar, principalmente pelos benefícios oriundos da utilização desse recurso nos mais variados segmentos. “Praticamente hoje todas as áreas estão investindo em IA, desde o varejo, educação e o entretenimento. O setor de games é outro grande exemplo. Cada vez mais se tem jogos online com a utilização dessa tecnologia, capaz de unir realidade aumentada e vida real numa sintonia perfeita”, completa Helton. A Globusbot integra o Grupo UTEI, voltado para a área de transformação digital de empresas e instituições.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
Super Fruits Slot Mapa do site