Super Fruits Slot

Super Fruits Slot - Uma casa desaba e 40 são atingidas no Poço da Draga após chuvas em Fortaleza

Uma mulher sofreu ferimentos leves. Defesa Civil afirma que atendeu 44 ocorrências neste fim de semana

Uma casa desabou na comunidade do Poço da Draga, em Fortaleza, após fortes chuvas registradas na madrugada deste domingo, 11. Outras 40 residências foram afetadas por alagamentos, principalmente na rua Moreira da Rocha. Defesa Civil da Capital divulgou que atendeu 44 ocorrências neste fim de semana. 

Na hora do acidente, a vendedora ambulante Rosa Ferreira, conhecida como “Rosinha”, estava no local e percebeu a tragédia após ser atingida pelo teto desabando. Ela sofreu ferimentos leves no joelho e nos braços. 

Seja assinante Super Fruits Slot+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“O teto veio abaixo com parede e tudo. Coloquei o braço para cima e abaixei a cabeça […] Gratidão pela vida e sei que Deus vai me dar conforto”, disse Dona Rosinha, 60 anos, moradora há 17 anos do Poço da Draga, onde trabalha como vendedora ambulante há 47 anos.

Ela mora sozinha na casa que desabou e havia chegado do trabalho por volta de 00h e estava dentro da residência quando o teto veio abaixo, por volta da 1h da madrugada. Dona Rosinha sofreu alguns arranhões e não chegou a buscar atendimento médico.

Na manhã de hoje, 11, ela seguia no local acompanhando a remoção dos destroços. Um vizinho cedeu uma casa para ela ficar enquanto não sabe o que vai fazer diante da tragédia. Apesar de ser natural de Acaraú, a 233 quilômetros de Fortaleza, a ambulante mora na Capital desde os 17 anos.

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, há uma força-tarefa formada por pastas estratégicas como Defesa Civil, secretarias da Infraestrutura, Gestão Regional e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que se reuniu neste domingo, 11,  com o intuito de monitorar o andamento das ações implantadas nas áreas mais atingidas pela chuva deste final de semana.

Durante a reunião, o secretário da Gestão Regional (Seger), Ferruccio Feitosa, pontuou algumas ações pré e pós o período de chuvas realizadas pelo município. “Desde 2021, nós criamos um comitê operacional para cuidar da questão da quadra chuvosa. Apenas do final do ano passado até hoje nós fizemos mais de 300 limpezas nos nossos recursos hídricos, retirando mais de 50 mil toneladas de resíduos. Por conta desse trabalho é que não temos nenhuma ocorrência grave na Cidade. Tivemos 35 chamados sobre quedas de árvores e todos já foram resolvidos”, detalhou.

Ainda de acordo com a Prefeitura, secretários executivos das regionais vistoriam pontos críticos em diversos bairros.

Defesa civil realiza 44 atendimentos 

A equipe da Defesa Civil de Fortaleza realizou 44 atendimentos desde o sábado, 10. Destes, nenhum foi de maior gravidade. De acordo com o titular da Secretaria de Segurança Cidadã (Sesec), Coronel Eduardo Holanda, a atuação dos agentes da Defesa Civil foi intensificada para atender as ocorrências com maior celeridade.

“Já acionamos todas as equipes, não só da Defesa Civil, mas todas as secretarias envolvidas na operação. Hoje nós reforçamos ainda mais todas as equipes, que estão de prontidão para qualquer ocorrência. Esse é um trabalho integrado feito a partir da central de comando e vídeomonitoramento das áreas mais sensíveis, como entorno de lagoas e canais, por exemplo, dando mais agilidade ao atendimento”, explicou.

De acodo com a Defesa Civil, mais de 200 profissionais atuam em regime de plantão durante o Carnaval. O órgão distribuiu 160 materiais assistenciais ontem, entre colchonetes, redes e mantas, além de cerca de 540 m² de lona. 

No intuito de garantir a segurança de motoristas e transeuntes, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), implementou bloqueios em locais estratégicos que apresentaram alagamentos. Neste domingo, 11 , até o meio-dia, estão bloqueadas a Rua Pinho Pessoa e o túnel da Av. Engenheiro Alberto Sá, devido a um alagamento.

De acordo com a AMC, no caso de trânsito por fluxos de veículos que se cruzem em local não sinalizado, a preferência de passagem será do veículo que vem pela direita. Também é importante que os condutores de veículos, durante a chuva, tomem alguns cuidados, como acionar os faróis, utilizar os limpadores de pára-brisa e observar a viabilidade da rota, dirigindo sempre com calma.

Um dos locais fiscalizados pela equipe de infraestrutura e Defesa Civil neste domingo foi o bairro Caça e Pesca, que conta com diversas ruas urbanizadas e outras em reforma.

Em 2022, a comunidade precisava colocar uma bomba para drenagem da água que entrava nas casas e impedia a locomoção das pessoas. Durante a visita, foi verificado que após a execução do Proinfra, programa de infraestrutura da Prefeitura, na área não houve problemas nas ruas reformadas.

 

Com informações da repórter Mirla Nobre




Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
Super Fruits Slot Mapa do site