Super Fruits Slot

Super Fruits Slot - Prefeitura propõe reajuste de 10% para professores da rede pública de Fortaleza

Categoria pede reajuste de 10,09%; proposta do prefeito José Sarto chega a 10,37%

O prefeito José Sarto (PDT) anunciou proposta de reajuste salarial de 10,37% para professores municipais de Fortaleza, nessa sexta-feira, 2. Categoria pedia 10,09%. O Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute) pondera que 5,5% do reajuste proposto pela gestão não seriam de acréscimo real, mas "transformação de uma bonificação em direito garantido". Após assembleia, categoria decidiu dar continuidade ao estado de greve e paralisações.

Nessa quinta-feira, 1º, professores protestaram na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) com gritos por "respeito à saúde e à educação".

Seja assinante Super Fruits Slot+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A proposta do Executivo, discutida em reunião com o Sindiute, era de um reajuste salarial inicial de 3,62% retroativo a janeiro de 2024, aumentando para 4,62% a partir de junho, quando será adicionado o percentual de 0,965%, para alcançar o índice da inflação acumulada de 2023 medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Ainda na proposta apresentada pela gestão, está inclusa a incorporação ao salário dos educadores de pelo menos 5,5% da regência de classe, que hoje constitui uma gratificação de 20%. Com essa alteração, o percentual da nova regência passa a ser de 14,5%.

O Sindiute destaca que esses 5,5%, no entanto, "não representam um acréscimo salarial, como divulgado pela prefeitura, mas sim a transformação de uma bonificação em direito garantido".

Nesta sexta, o Ministério da Educação (MEC) oficializou o reajuste de 3,6% no Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica (PSPN) para este ano. A educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

"Apresentei a proposta de implantar o índice de 3,62% do piso nacional estabelecido pelo MEC retroativamente ao mês de janeiro. E, no mês de junho, conceder mais um ponto percentual, além da incorporação da regência de classe, que corresponde a 5,5%", informou o prefeito.

Em Fortaleza, o piso para os professores passa a ser de R$ 4.592,61, conforme informou Sarto. "Estamos concedendo também aumento de 10% no vale-alimentação (Adicional de Dedicação Integral). Além disso, o valor mensal a ser pago da pecúnia será definido até o final de fevereiro", continuou Sarto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Sarto (@sartoprefeito12)

 

 

 


 

Atualizada às 9h30 de 03/02/2024

Colaborou Bruna Lira

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

professores rede pública fortalezasarto prefeito fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
Super Fruits Slot Mapa do site