Super Fruits Slot

Super Fruits Slot - Orla de Fortaleza tem cerca de 300 ligações clandestinas de esgoto

As irregularidades foram verificadas durante inspeção realizada dentro das tubulações das galerias pluviais. Informação é da coordenadora Especial de Programas Integrados da Prefeitura, Manuela Nogueira

Um relatório elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) aponta a existência de aproximadamente 300 ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem que corta a vertente marítima da Capital cearense, entre a Vila do Mar e a Praia do Futuro.

A informação divulgada com exclusividade pela rádio Super Fruits Slot CBN foi relevada pela coordenadora Especial de Programas Integrados da Prefeitura, Manuela Nogueira. Segundo ela, as irregularidades foram constatadas durante vídeo inspeção realizada pela Seuma nas galerias pluviais que abrangem todo o trecho da orla.

Seja assinante Super Fruits Slot+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Com essas imagens captadas dentro das tubulações nós conseguimos identificar várias ligações clandestinas. Esses esgotos, que deveriam estar ligados à rede da companhia (Cagece), estão conectados clandestinamente com as galerias”, ressaltou Manuela.

A coordenadora afirmou que os proprietários de imóveis com ligações irregulares serão notificados a partir da próxima segunda-feira, 6, para desfazer a ligação.

Se a orientação for ignorada, diz ela, a Prefeitura é quem vai se encarregar de executar a correção. “Não vamos permitir nenhuma ligação de esgoto ilegal. Todas serão fechadas, seja pelos responsáveis ou pela própria Prefeitura”, assegurou.

Oesgoto que se mistura com a água da chuva nas galerias desembocou no mar de Fortaleza em diferentes locais nesta semana. Foram identificados pontos de poluição na Praia dos Crush, na altura do Espigão da João Cordeiro, na Praia do Náutico, na Avenida Beira Mar, e na Vila do Mar, perto do quartel do Corpo de Bombeiros.

Nessa sexta-feira, 3, equipes da Prefeitura realizaram operação de limpeza na Praia de Iracema. Foram utilizados dois caminhões-tanque para a sucção da água suja e malcheirosa que se acumulou no entorno do espigão, em área muito frequentada por turistas e banhistas.

O foco da ação é devolver a balneabilidade da área, já que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) classificou o local como impróprio para banho em boletim divulgado no dia 1º de novembro.

O medo de contaminação é o motivo apontado pela autônoma Michele Araújo, 29, para não entrar na água. “Fico aproveitando só as barracas na areia. Não dá para confiar que é um local seguro para tomar banho. Vamos esperar que melhore após essa limpeza”, disse ela.

Prefeitura X Cagece

Oprefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), culpou a Cagece pelas ligações clandestinas identificadas nas galerias. Em publicação nas redes sociais, ele diz que as irregularidades foram feitas pela companhia. “Os responsáveis serão notificados, com todo o rigor”, enfatizou.

ACagece rebateu a fala do prefeito e o acusou de mentir. “Não tem nenhuma relação com o sistema de esgotamento sanitário da Cagece”, disse nota divulgada pela companhia.

“Tratam-se de ligações clandestinas, interligadas de forma totalmente indevida à rede de drenagem, operada pelo município”, continuou. De acordo com a Cagece, a responsabilidade pelo problema recai sobre a Prefeitura, que é a responsável por fiscalizar as galerias de águas pluviais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ligações clandestinas fortlezaligações clandestinas esgoto fortalezaligações clandestinas esgotorede esgoto fortalezameio ambienterisco ambientalcageceprefeitura fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
Super Fruits Slot Mapa do site