Super Fruits Slot

Prefeitura de Fortaleza

Super Fruits Slot - O que você precisa saber para acessar o sistema de saúde de Fortaleza

Os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza incentivam estilo de vida saudável e novidades ampliam acessos à população

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é a responsável por assegurar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) para os cidadãos de Fortaleza. A rede oferece atendimentos na atenção primária (primeiro contato com o sistema de saúde, como nos postos), secundária (serviços de especialidades médicas) e terciária (atendimentos hospitalares de alta complexidade).

Buscando garantir mais qualidade nos serviços para a população e nas condições de trabalho dos profissionais da rede de saúde, o pacote de investimentos da Prefeitura de Fortaleza está injetando, aproximadamente, R$ 130 milhões na infraestrutura do sistema, segundo dados da própria SMS. As obras incluem reformas e requalificações, além de novos equipamentos e serviços. A expectativa é de conclusão até o fim de 2024.

Seja assinante Super Fruits Slot+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os esforços para garantir a qualidade da rede de saúde garantiram que, em 2023, Fortaleza subisse nove posições em desempenho na saúde, se tornando a quarta cidade do País no ranking. As informações são do programa Previne Brasil, do Governo Federal. Fortaleza foi avaliada por quatro meses pelo Ministério da Saúde, a partir das análises de segmentos das equipes de estratégia da família. O resultado fez com que o município desse o salto do 13º lugar para a 4ª colocação no País. Esse é o resultado de ações de saúde da família, que passam por indicadores como: saúde da mulher, saúde bucal, pré-natal, saúde da criança e doenças crônicas.


As novidades envolvem:
- Construção de 16 novos postos de saúde
- Reforma de outros 96 postos
- Requalificação total de oito postos
- Novos quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
- Reestruturação das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA) gerenciadas pelo Município
- Implantação de nove farmácias polo
- Convocação de 91 médicos para compor a Atenção Primária à Saúde e posse para 53 profissionais na Rede de Atenção Psicossocial (Raps)
- Avanços no App Mais Saúde
- Telemedicina

Saiba quais serviços acessar:

Aplicativo Serviços de Saúde Fortaleza: você sabia que existe um aplicativo com todos os serviços de saúde de Fortaleza? Lançada em 2020, a ferramenta facilita o acesso a serviços e procedimentos de saúde. Por meio do app Mais Saúde Fortaleza, é possível verificar e confirmar consultas agendadas, checar histórico de atendimentos, receber lembretes na véspera da consulta, obter informações em tempo real sobre os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o número de pacientes aguardando acolhimento, acessar resultados de exames e visualizar vacinas aplicadas e pendentes. Neste ano, a Prefeitura disponibilizou no aplicativo o acesso ao estoque de 54 medicamentos para hipertensão, diabetes e saúde mental, com os locais e a quantidade disponível dos remédios. O aplicativo gratuito está disponível na Google Play e Apple Store.


Célula de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST): O serviço vinculado à Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVIS) oferece suporte técnico, educação permanente e vigilância à saúde dos trabalhadores.

Centros de Atenção Psicossocial - Caps: Os Caps são responsáveis por atender a população com sofrimentos psíquicos e transtornos mentais, com oferecimento de serviços terapêuticos orientados a diversos transtornos. A Rede de Atenção Psicossocial do Município de Fortaleza dispõe de equipamentos regionalizados com atendimento geral (Caps Geral) e especializados para pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas (Caps AD – Álcool e Drogas) e para o público infantojuvenil (Capsi), até 17 anos. Segundo dados da Prefeitura de agosto deste ano, a média de atendimentos mensais nos equipamentos era de 16,5 mil nos seis Caps Gerais, 8,5 mil nos sete Caps AD e 6,5 mil nos dois Caps Infantis. Ainda em agosto foi inaugurado mais um Capsi, no bairro Granja Portugal, com 59 profissionais.

Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs): os CEOs são unidades de referência em saúde bucal que ofertam procedimentos clínicos odontológicos complementares aos realizados nos postos de saúde. Lá, os pacientes têm acesso a serviços como endodontia (canal), prótese e cirurgia. O atendimento ocorre de forma agendada, por meio de encaminhamento realizado pelos cirurgiões-dentistas dos postos de saúde. Hoje, Fortaleza apresenta quatro CEOs, além da parceria com três unidades estaduais. Buscando promover a saúde bucal desde cedo e conscientizar a população, a Prefeitura também oferta o serviço Bebê Clínica Odontológica, que ajuda a prevenir doenças bucais de bebês até três anos de idade.

Centros Integrados de Referência sobre Drogas (Cird): os Cirds disponibilizam orientação, acolhimento e tratamento relacionados a drogas. Não é necessário marcar horário para atendimento. O serviço pode ser procurado pessoalmente por usuários de substâncias psicoativas ou familiares, sem precisar se identificar. Para isso, basta ligar para o número 0800-032-1472, ou ir presencialmente ao endereço av. Rogaciano Leite, 1729, no bairro Patriolino Ribeiro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Farmácias Polos: a missão das Farmácias Polos é garantir o acesso gratuito da população a medicamentos especializados de maior complexidade, sujeitos a controles específicos, que exigem a retenção da receita médica. Já são 18 unidades na Capital.

Hospitais

- Instituto Doutor José Frota (IJF) é o maior hospital do Ceará em capacidade de acolhimento, com 665 leitos. Com um setor de emergência com cerca de 6.100 novos acolhimentos mensais. O IJF passará por obras para a requalificação de 30 leitos em três enfermarias nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), segundo ordem assinada pelo prefeito José Sarto no último dia 13 de dezembro.

- Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha) são hospitais de pronto-atendimento obstétrico, clínico e pediátrico. Fortaleza conta com três unidades do Gonzaguinha, localizadas na Barra do Ceará, no José Walter e na Messejana, que atendem demandas espontâneas 24 horas por dia.


Policlínicas: às policlínicas são unidades com médicos de diferentes especialidades, que oferecem consultas clínicas, exames gráficos e de imagem. Para ser atendido em uma policlínica é necessário receber encaminhamento de um médico em um posto de saúde. Fortaleza conta com quatro unidades, nos bairros Jangurussu, Jóquei Clube (anexo ao Hospital da Mulher), Passaré e Bonsucesso.

Postos de Saúde: atualmente, Fortaleza conta com 118 postos de saúde. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Samu 192 Fortaleza: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Fortaleza (o conhecido Samu) celebra 20 anos em 2024. O Samu presta os primeiros socorros à população em casos de urgência e emergência e deve ser acionado pelo telefone 192. O atendimento funciona 24 horas por dia. Somente no mês de setembro de 2023, o Samu recebeu 31.314 ligações telefônicas.

Serviços Ambulatoriais Especializados em HIV/Aids (SAE): serviço de acompanhamento médico, enfermagem, psicologia, serviço social e farmácia, além da realização de exames. Fortaleza possui, atualmente, nove SAEs. Os testes rápidos para a detecção do HIV e os preservativos masculinos e femininos podem ser acessados em um dos 118 postos de saúde do município.


Sistema Integrado de Cirurgias (SIC): esse sistema permite que pessoas no aguardo de alguma cirurgia eletiva pela rede de saúde municipal possa acompanhar o andamento do procedimento solicitado. O contato da central é (85) 3452 5845 e o atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Teleconsulta: a Prefeitura implantou, em 2023, a telemedicina, por meio do serviço “segunda opinião”. Este é um recurso tecnológico que oferece a troca de informações entre o médico do posto de saúde itinerante e um médico especialista. Também é possível ter acesso a teleconsultas nas seguintes especialidades: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, obstetrícia, urologia, mastologia, odontologia e psiquiatria. Para isso, o paciente deve buscar um dos postos de saúde de Fortaleza para uma consulta médica inicial, recebendo, em seguida, o encaminhamento para o recurso online. Na data e horário marcados, o cidadão deve acessar a plataforma pelo celular ou computador e clicar no ícone “Consulta Virtual”. O público sem acesso à internet para utilizar a ferramenta pode recorrer a seis postos de saúde especialmente equipados com salas e privacidade para o atendimento.


Unidade de Pronto Atendimento (UPA): às UPAs atendem casos adultos e pediátricos, de urgência e emergência. Os equipamentos oferecem aparelhos de eletrocardiograma, raio-x e exames laboratoriais, funcionando 24 horas. São seis unidades: UPA Vila Velha, UPA Cristo Redentor, UPA Bom Jardim, UPA Itaperi, UPA Jangurussu e UPA Edson Queiroz (Dendê).

Vacinação: as vacinas de rotina e contra a Covid-19 podem ser encontradas nos postos de saúde. São as vacinas antirrábica e a BCG-ID (contra graves formas de tuberculose), contra a febre amarela, a Hepatite A e B, a influenza, o tétano, a meningite, a poliomielite, a caxumba, o sarampo, a rubéola, a catapora, entre outras. Os fortalezenses podem se vacinar nos postos de saúde da cidade de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Aos finais de semana o serviço fica restrito aos postos Matos Dourado, no Edson Queiroz, e Irmã Hercília, no São João do Tauape.

Vem Saúde: com o pacote de requalificação da saúde básica de Fortaleza, alguns postos de saúde passarão por obras e requalificações, afetando as atividades ofertadas. Buscando evitar transtornos para os residentes próximos a essas unidades, o programa Vem Saúde foi implantado. São seis carretas móveis equipadas para o funcionamento de uma unidade básica de saúde exatamente onde ocorrem as modificações nos postos. Três unidades já estão em atividade nos bairros Lagoa Redonda, Álvaro Weyne e Conjunto Ceará. Outra novidade são os tuk-tuks de entrega domiciliar de medicamentos e insumos para pacientes com lesão medular. Para fazer parte do programa, basta fazer o cadastro no aplicativo Mais Saúde Fortaleza.


+
Endereços, links e outros detalhes sobre cada serviço estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Saúde, no endereço catalogodeservicos.fortaleza.ce.gov.br/categoria/saude

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Prefeitura de Fortaleza
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
Super Fruits Slot Mapa do site