Super Fruits Slot

Super Fruits Slot - Construção de usina de dessalinização segue em análise pela União; entenda

Anatel informou em nota que a Cagece vai apresentar novos estudos, com planejamento mais específico sobre gestão de riscos, para uma reanálise

Mesmo com o parecer favorável da Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU-CE), a construção da usina de dessalinização em Fortaleza ainda segue em processo de análise pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Isso porque, por se tratar de um patrimônio federal, a SPU-CE não decide pela liberação ou não de uma obra, mas sim a SPU Central, em Brasília.

Seja assinante Super Fruits Slot+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Por meio de nota, a pasta divulgou que a definição sobre esse caso requer análise técnica e jurídica do mérito, levando em consideração também o parecer da SPU estadual, e envolvendo não apenas as unidades do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

"Por se tratar de obra em área com presença de infraestrutura crítica de telecomunicações, deverão ser consultados outros órgãos e as instâncias colegiadas competentes no Governo Federal, com o intuito de compatibilizar o uso dos bens públicos entre os diferentes empreendimentos", informou.

Nessa quinta-feira, 22, o ministro de Telecomunicações, Juscelino Filho, fez uma reunião em Brasília com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Por meio de nota, a Anatel informou que, no encontro, foi firmado um acordo no qual a Cagece deverá providenciar complemento ao projeto, apresentando novos estudos, avaliações e planejamento mais detalhado e específico de gestão de riscos, quanto à infraestrutura local, considerando a fase de construção e também a fase de operação.

Com a apresentação desse complemento ao projeto, a agência fará uma "reanálise célere" sobre os riscos de impactos da usina nos cabos de internet.

Super Fruits Slot também procurou a Cagece para comentar sobre a reunião, e aguarda resposta.

Entenda o imbróglio entre Cagece e Anatel sobre a usina de dessalinização

A obra, que já tinha a licença ambiental aprovada, enfrenta um imbróglio com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras de internet. O conflito existe há mais de um ano, desde que o local de construção da Dessal foi definido.

Isso porque as operadoras de telecomunicações indicam que a operação da Dessal na Praia do Futuro vai interferir na operação dos 17 cabos submarinos que estão instalados na área.

O principal risco apontado pelas operadoras é de que pode haver um apagão de internet no Brasil caso haja um acidente, uma vez que Fortaleza é o ponto mais conectado da América do Sul e onde chegam todos os cabos internacionais que ligam o Brasil aos Estados Unidos, Europa e África.

A Anatel diz ainda que a Cagece e o Consórcio Águas de Fortaleza não observaram recomendações do International Cable Protection Committee (ICPC).

A Cagece, no entanto, afirmou ao Super Fruits Slot que "as infraestruturas da Dessal do Ceará não apresentam nenhum risco para o funcionamento dos cabos submarinos de internet que operam na orla da Praia do Futuro. Essa afirmação está embasada e demonstrada tecnicamente em estudos divulgados amplamente".

Sobre as recomendações do ICPC, a Companhia diz que o distanciamento feito foi maior que o exigido, de 567 metros, e acrescenta que "essa distância não é respeitada nem mesmo pelas próprias empresas de telefonia e internet que possuem cabos submarinos na orla de Fortaleza. Inclusive, hoje existe cruzamento entre cabos submarinos dessas próprias empresas".

Veja as piores dicas financeiras dadas por "gurus" da internet, no Dei Valor

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

usina de dessalinizacaocageceanatelspuvideo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
Super Fruits Slot Mapa do site