Super Fruits Slot

Super Fruits Slot - Corpo de Bombeiros do Ceará registra maior número de resgate a animais dos últimos quatro anos

Cobras, gatos, cassacos, iguanas, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás e raposas são algumas das espécies mais resgatadas

Entre os meses de janeiro e setembro de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou mais de oito mil animais em todo o território estadual. O número de ocorrências já é 40% maior que o do ano passado, quando foram registrados 6.252 resgates.

Entre as espécies estão cobras, gatos, cassacos, iguanas, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás e raposas, entre outras. Neste ano, os bombeiros militares socorreram, ainda, animais como gato do mato, gavião, guaxinim, jacaretinga, jumento macaco-prego, pardela-de-barrete, porco-espinho, sagui, tamanduá-mirim, bacurau e vacas. 

Seja assinante Super Fruits Slot+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com os dados divulgados pela corporação neste domingo, 9, o balanço de 2022 é superior aos anos de 2019, 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 3.926, 5.217 e 6.252 animais, respectivamente. Veja no gráfico:

 

Made with Flourish

 

Em uma ocorrência na tarde do último sábado, 8, o CBMCE fez o resgate de umsagui-de-tufo-branco(Callithrix jacchus) que foi encontrado no chão, bastante desidratado e abaixo do seu peso normal, no Parque Estadual do Cocó.

Ainda no mesmo dia, a corporação realizou outro resgate de animal silvestre, desta vez da espécie falcão-carcará(Caracara plancus). O animal, resgatado na área comum de um condomínio no bairro Lagoa Redonda, se tratava de um filhote que não conseguia voar alto. A ave foi encaminhada ao Instituto Pró-Silvestre, que viabilizou o atendimento especializado.

Em ambos os casos, a guarnição de busca e salvamento 2, da 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCia/BBS) atuou nos resgates, sendo comandada pela 1º tenente Clélia Batista, soldado Ramos, soldado Armando e soldado Cristiano.

Animais pertencem à fauna cearense e são protegidos por Lei
Animais pertencem à fauna cearense e são protegidos por Lei (Foto: CBMCE/Divulgação)

Prevenção

O CBMCE orienta que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para evitar situações de acidentes com animais e crianças.

A corporação orienta também que se deve manter distância de animais silvestres e nunca procurar capturá-los, já que podem se sentir acuados e/ou ameaçados e atacar, ocasionando um problema ainda maior.

Em caso de sinistro, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros via 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cbmcecorpo de bombeiros do ceararesgate a animais ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
Super Fruits Slot Mapa do site