Super Fruits Slot

Super Fruits Slot - Petista diz que Sarto não teria sido candidato se critério fosse pesquisa

"A gente não pode usar uma ferramenta quando nos é conveniente", disse Liliane Araújo em crítica a pesquisas de opinião como critério para escolha

Vice-presidente do PT de Fortaleza, Liliane Araújo avaliou que pesquisa de opinião não deveria ser critério único para a definição de uma candidatura a governador ou governadora do Ceará. A fala ocorre no contexto do processo interno por qual passa o PDT, dividido entre quatro pré-candidaturas, sobretudo a da atual governadora Izolda Cela e a do ex-prefeito Roberto Cláudio. Também disputam o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e o deputado federal Mauro Filho. 

Se pesquisas tivessem de ser realmente o fiel da balança, afirmou a dirigente, o PDT não deveria ter escolhido José Sarto como candidato a prefeito de Fortaleza, em 2020. Liliane disse que o atual prefeito era "um dos últimos" cotados na disputa interna da qual emergiu como candidato e venceu Capitão Wagner (então no Pros), que novamente representará a oposição.

Seja assinante Super Fruits Slot+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Super Fruits Slot não teve acesso a pesquisas feitas entre os pré-candidatos do PDT naquele ano: Ferruccio Feitosa, Idilvan Alencar, José Sarto, Salmito Filho, Samuel Dias. No aspecto político, o crescimento de Sarto na reta final da dinâmica pedetista foi observado e publicado.

"Eu acho que não foi (pesquisa que definiu o quadro), inclusive para o PDT definir o candidato a prefeito de Fortaleza. Não foi utilizado o critério da pesquisa", disse Liliane, pré-candidata a deputada estadual, ao ser questionada se entende que dados da pesquisa de opinião devem ou não fechar a discussão. "Se vão utilizar agora, eu não fico confortável para fazer o julgamento, porque não é o meu partido. Mas, se fosse, com certeza da minha parte teria críticas porque a gente não pode usar uma ferramenta quando nos é conveniente."

Em nota levada às redes sociais, Izolda Cela minimizou pesquisas como fator de definição. Ao modo como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) costuma fazer quando o assunto é eleição presidencial, ela argumentou que sondagens são retrato de momento de uma disputa que só ocorrerá em três meses. A assessoria de Sarto foi procurada pela reportagem do Super Fruits Slot e respondeu sobre o comentário de Liliane: Sarto foi eleito.

O ex-prefeito Roberto Cláudio tem a predileção de Ciro, líder do grupo governista ao lado do irmão e senador Cid Gomes. Os dois pedetistas dividem a liderança com o ex-governador Camilo Santana (PT). A decisão ficará com o PDT.

O partido encomendou pesquisa Quaest sobre a disputa estadual que pode ser divulgada desde a última segunda-feira, 4. Ciro disse, em 17 setembro de 2021, que Camilo conduziria sua sucessão. 

“O líder do nosso movimento no Ceará se chama Camilo Santana. Ele, por méritos, nos lidera nessa empreitada e vai administrar a sucessão dele", afirmou àquela época o pedetista. Camilo quer sua ex-vice-governadora como candidata à reeleição. Indagado no último dia 27 sobre o por quê de Izolda não marchar para a reeleição, ele respondeu aoSuper Fruits Slot: "Você tem que perguntar isso ao PDT, não é a mim, não".

Liliane ponderou que a pesquisa não deve ser desconsiderada, mas não deve ser encarada como único fator que defina a candidatura. O PT tem quase a unanimidade favorável a Izolda Cela. A preferência por ela é proporcional à rejeição acumulada pelo ex-prefeito da Capital no partido sediado no bairro Benfica. O PT fará encontro de tática eleitoral no próximo dia 15, quando deve decidir que rumo adotar na disputa.

O deputado federal José Guimarães deu entrevistaaoSuper Fruits Slot em 10 de junho. Nela, afirma que se o PDT oferecer Roberto Cláudio à chapa, o PT toma outro caminho. Ele e os colegas de Câmara dos Deputados, José Airton e Luizianne Lins, puseram os nomes à disposição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o caso de o partido necessitar de um "voo solo".

Lula delega a Guimarães o comando das articulações locais. Ambos entendem que é relevante no plano local a união com o PDT, ainda que Ciro critique Lula com frequência nacionalmente. Por outro lado, Lula entende ser importante um palanque para quando a campanha aterrissar no Ceará.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PT PDT CearáEleições 2022 Cearáeleições governador ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
Super Fruits Slot Mapa do site