Super Fruits Slot

Super Fruits Slot - adivinhe os estados pelos personagens de Gustavo Almeida!

Sucesso nas redes sociais, artista carioca criou personagens para os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Descubra os estados a partir das referências nas ilustrações de Gustavo Almeida no QUIZ Ordem e Porrada!

E se os estados brasileiros fossem personagens de luta? Essa foi a pergunta que passou pela cabeça de Gustavo dos Santos Almeida (@gg2almeida), inspirado pelo amigo Marquinhos (@poxamarquinhos no Twitter). 

 

Seja assinante Super Fruits Slot+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Gustavo Almeida é ilustrador, tem 19 anos e é carioca.
Gustavo Almeida é ilustrador, tem 19 anos e é carioca. Crédito: Arquivo Pessoal

A primeira personagem foi publicada no dia 9 de setembro: Bahia em uma pose de capoeira. O que era para ser apenas um exercício de anatomia virou um sucesso que já agrega 71,8 mil curtidas apenas na primeira postagem.

“É muito legal saber que as pessoas querem se sentir representadas”, conta o ilustrador de 19 anos. Após a criação de personagens retratando os 26 estados e o Distrito Federal, Gustavo foi capaz de descobrir e divulgar um Brasil multidiverso em cultura, história, mitos, ciência e etnias.

“Acho que (a razão do sucesso) foi o respeito com os lugares”, reflete, após falar sobre como a tentativa de fugir dos clichês e de atender às recomendações referenciais do público culminou em personagens de diferentes etnias, cores, alturas, gêneros e vivências. “A maioria não são brancos, porque são inspirados em pessoas importantes das regiões. Me incomodam os quadrinhos americanos, por exemplo, quase todo mundo é branco. Então… Eu irritei quem era para irritar”, ri.

Nesse processo, Gustavo conheceu um mundo cultural totalmente inacessível até então. Para o carioca da Baixada Fluminense, o Nordeste e o Norte foram as duas regiões mais curiosas e surpreendentes. E, sem querer puxar o saco da entrevistadora, declarou que o Ceará foi o Estado favorito. 


 “O Ceará é um estado absurdo de importante. Eu não sabia que tinha sido o primeiro Estado a abolir a escravidão. É assustador o fato das pessoas não conhecerem o Dragão do Mar”, explica. Ele também cita o Padre Cícero (já carinhosamente chamando-o de “Padim Ciço”) e o “bode vereador”.

No caso da Paraíba, a ideia inicial da personagem foi reformulada após o ilustrador descobrir a história de Anayde Beiriz, poetisa paraibana que defendia a participação das mulheres na política. Já no Piauí, a presença do cabeça de cuia, lenda nordestina muito forte no estado, foi uma maneira de dar luz a “uma criatura mítica muito subestimada”.

 

Para conferir todas as obras de Gustavo Almeida basta acessar as redes sociais do artista, @gg2almeida. Agora, deixe os olhos atentos e tente adivinhar quais são os estados representados pelas personagens abaixo. Ah! A gente tirou a bandeira das imagens, só para dar uma dificuldade. Confira as imagens originais nas redes do artista.

 

QUIZ: Ordem e Porrada

Veja as ilustrações e marque qual estado brasileiro ela representa

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

brasilestados brasileirosnordestearteilustracaogustavo almeidaquiz

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
Super Fruits Slot Mapa do site