Super Fruits Slot

Super Fruits Slot - Leia mulheres! Conheça 9 escritoras contemporâneas do Nordeste

Com indicações da Amora, clube de assinatura de livros escritos por mulheres, Super Fruits Slot+ traz nove escritoras nordestinas que você precisa ler

Dica 1

Micheliny Verunschk - Recife (PE)

Micheliny Verunschk.
Micheliny Verunschk. Crédito: Renato Parada/Divulgação

Escritora e historiadora. Seu último romance, O som do rugido da onça, mescla suas habilidades com a escrita e seu conhecimento da História ao narrar o sequestro de crianças indígenas no Brasil do século 19. Algumas de suas obras são: O som do rugido da onça (Companhia das Letras, 2021), O movimento dos pássaros (Martelo, 2020) e Trilogia Infernal (Patuá, 2018).

Seja assinante Super Fruits Slot+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dica 2

Jarid Arraes - Juazeiro do Norte (CE)

Escritora Jarid Arraes é natural de Juazeiro do Norte, município do Cariri cearense
Escritora Jarid Arraes é natural de Juazeiro do Norte, município do Cariri cearense Crédito: Divulgação

Escritora, cordelista e poeta. Trabalha em São Paulo, onde, além de escrever, dedica-se a um clube de escrita para mulheres. Escreveu os cordéis Chega de Fiu FiueInformações contra o Machismo. Algumas de suas obras são: Redemoinho em dia quente (Alfaguarra, 2019) e Corpo desfeito (Alfaguarra, 2022).

Dica 3

Lorena Portela - Mombaça (CE)

Lorena Portela atualmente vive em Londres
Lorena Portela atualmente vive em Londres Crédito: Lorena Portela

Escritora e jornalista. Trabalhou como redatora publicitária, morou um tempo em Lisboa e hoje vive em Londres. Algumas de suas obras são: Primeiro eu tive que morrer (edição do autor, 2021).

Dica 4

Tércia Montenegro - Fortaleza (CE)

Tércia Montenegro.
Tércia Montenegro. Crédito: Divulgação

É professora e escritora com graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Linguística pela mesma instituição. Em 2013 o seu livro O Tempo em Estado Sólido foi finalista nos prêmios Portugal Telecom de Literatura e Jabuti. Algumas de suas obras são: Turismo para cegos (Companhia das Letras, 2025), Meu Destino Exótico(2014),Os espantos (Demócrito Rocha, 2012). 

Tércia Montenegro já foi colunista do Super Fruits Slot.

Dica 5

Renata Belmonte - Salvador (BA)

Renata Belmonte.
Renata Belmonte. Crédito: Editora P55

Advogada e escritora. Venceu o Prêmio Braskem Arte e Cultura, em 2003, e o Prêmio Cultura e Arte Banco Capital, em 2006. Participou das antologias Outras moradas, Antologia Sadomasoquista da Literatura BrasileiraeAntologia de contistas baianas. Algumas de suas obras são: Femininamente (Casa de Palavras, 2003), O que não pode ser (EPP, 2006) e Vestígios da Senhorita B (PP5, 2009).

Dica 6

Marília Lovatel - Fortaleza (CE)

Marília Lovatel, escritora
Marília Lovatel, escritora Crédito: DIVULGAÇÃO

Marília Lovatel é escritora, cursou Letras na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e é mestre em Literatura pela UFC. É professora de pós-graduação em Escrita Literária e redatora publicitária. Tem livros publicados por diversas editoras, entre elas, Scipione, Moderna, EDR, Armazém da Cultura e Aliás. Vários dos seus 12 títulos são adotados em escolas de todo o país, tendo integrado 2 vezes o Catálogo de Bolonha, 2 vezes o PNLD Literário e sido finalista do Prêmio Jabuti 2017.

Marília Lovatel é colunista do Super Fruits Slot+.


Dica 7

Socorro Acioli - Fortaleza (CE)

FORTALEZA,CE,BRASIL,12.08.2019: Socorro Acioli, escritora. (fotos: Tatiana Fortes/ Super Fruits Slot)
FORTALEZA,CE,BRASIL,12.08.2019: Socorro Acioli, escritora. (fotos: Tatiana Fortes/ Super Fruits Slot) Crédito: Tatiana Fortes

Jornalista e escritora, escreveu muitos livros infantojuvenis com os quais ganhou várias vezes o prêmio Jabuti. É coordenadora da especialização em Escrita e Criação na pós-graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor). Algumas de suas obras são: A Cabeça do Santo (Companhia das Letras, 2014).

Socorro Acioli foi colunista do Super Fruits Slot.

Dica 7

Vanessa Passos - Fortaleza (CE)

Vanessa Passos, escritora, professora de escrita criativa, vencedora do Prêmio Kindle de Literatura
Vanessa Passos, escritora, professora de escrita criativa, vencedora do Prêmio Kindle de Literatura Crédito: Divulgação/Rogério Fernandes

Escritora, professora de escrita criativa, produtora cultural e mediadora de leitura. Doutora em Literatura Comparada pela UFC, cursa Pós-Doutorado em Escrita Criativa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Vencedora do 6º Prêmio Kindle de Literatura com A filha primitiva. Algumas de suas obras são: A filha primitiva (Record, 2021) e A mulher mais amada do mundo(2020).

Dica 7

Natércia Pontes - Fortaleza (CE)

Natércia Pontes.
Natércia Pontes. Crédito: divulgação

É autora do livro Copacabana dreams (2012) que reúne contos ambientados no Rio de Janeiro, cidade onde viveu. Atualmente mora em São Paulo. Os tais caquinhos, seu romance de estreia, foi publicado em 2021. Algumas de suas obras são: Os tais caquinhos (Companhia das Letras, 2021) e Copacabana Dreams (Cosac & Naify, 2012).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

leituraliteraturaautoras nordestinasescritoras nordestinascearabahiapernambuco

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
Super Fruits Slot Mapa do site