Super Fruits Slot

Super Fruits Slot - Aqui vão 7 dicas básicas para enfrentar ondas de calor

O mundo já enfrentou os meses mais quentes da história em 2023. Com o andar da crise climática, ondas de calor serão cada vez mais comuns e intensas. Por isso, separamos sete dicas básicas de como enfrentar os dias mais quentes com segurança

Dica 1

Tome muita água

Hidratação é a principal estratégia nos dias de calor
Hidratação é a principal estratégia nos dias de calor Crédito: Tenor

Essa é a dica primordial. Você naturalmente já vai sentir mais sede nos dias de calor, mas se você for o tipo de pessoa que esquece de beber água ou vive em ambientes com ar-condicionado, não vacile. Tenha sempre uma garrafa de água ao lado.

O mesmo é válido para animais de estimação. Garanta que os pets tenham à disposição água fresca e constante. Para os gatos, faça questão de distribuir vários potes com água pela casa, pois eles tendem a se hidratar pouco.

Seja assinante Super Fruits Slot+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dica 2

Não faça atividades físicas cansativas sob o sol

O ideal é evitar contato direto com o sol entre 11 horas e 16 horas.
O ideal é evitar contato direto com o sol entre 11 horas e 16 horas. Crédito: Tenor

Se o seu exercício físico envolve correr ou caminhar embaixo do sol, é o momento de se adaptar. O ideal é evitar contato direto com o sol entre 11 horas e 16 horas. Prefira fazer a atividade no período noturno. Caso não seja possível, opte por alguma outra atividade física: tente opções em locais fechados e bem refrigerados.

Dica 3

Usar roupas de cor clara e confortáveis

Também use bonés e passe muito protetor solar.
Também use bonés e passe muito protetor solar. Crédito: Tenor

Roupas escuras vão absorver o calor e deixar a sensação térmica mais desconfortável. Prefira usar roupas claras e leves, que permitam a refrigeração.

Outra dica valiosa na questão das vestimentas é preferir materiais naturais: roupas de algodão e linho são perfeitas para esses momentos. Blusas e calças feitas de poliéster são mais quentes por serem de uma fibra artificial que bloqueia a circulação de ar através do tecido.

Dica 4

Evite álcool, cafeína e açúcar

Essas bebidas tendem a dificultar a hidratação.
Essas bebidas tendem a dificultar a hidratação. Crédito: Tenor

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), álcool, cafeína e açúcar atrapalham um pouco na hidratação. Nos dias especialmente quentes, é melhor tomar bastante água gelada.

Dica 5

Para os pets: não raspe o pelo de cães e gatos

Os pelos de cães e gatos são isolantes térmicos.
Os pelos de cães e gatos são isolantes térmicos. Crédito: Tenor

Mesmo que pareça contra intuitivo para os humanos, o pelo de cães e gatos tem a função de isolante térmico. Significa que ele regula a temperatura do animal em dias frios e quentes.

Portanto, mantenha o pelo do seu bichinho intacto. Vale lembrar que os cães geralmente têm uma respiração ofegante (com a língua pra fora) nos dias quente — é a principal estratégia de resfriamento deles. Já os gatos tendem a lamber os pelos para se refrescarem.

Dica 6

Prefira alimentos frescos

Frutas e legumes ajudam a refrescar e a hidratar.
Frutas e legumes ajudam a refrescar e a hidratar. Crédito: Tenor

Uma dieta com frutas e verduras é a mais indicada durante as ondas de calor. De digestão fácil e com muito líquido, elas vão auxiliar no processo de hidratação do corpo. Prefira cozinhar os legumes a vapor, para manter a água do alimento — ao assar, ele desidrata.

Dica 7

Umidificador e soro fisiológico são seus amigos

O calor também está relacionado a baixa umidade relativa do ar.
O calor também está relacionado a baixa umidade relativa do ar. Crédito: Tenor

Ondas de calor podem vir junto de queda na umidade relativa do ar. Segundo a OMS, a umidade ideal para humanos é entre 50% e 60%. Menos que isso é sinal de atenção, principalmente no Ceará, que tem períodos mais secos. Por isso, considere comprar um umidificador de ar e mantenha-o ligado mesmo quando você estiver dormindo.

Ele também é indicado para ambientes que usam ar-condicionado, já que o equipamento tende a ressecar as vias respiratórias; nesse caso, outra opção é aplicar soro fisiológico no nariz, para induzir a hidratação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

caloronda de calorcomo se proteger do calordicas para enfrentar o calordicas para o calor

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
Super Fruits Slot Mapa do site