Super Fruits Slot

Super Fruits Slot - 7 dicas para encontrar a garrafa de água perfeita

Tomar a quantidade certa de água diária é essencial para a nossa saúde, mas nem sempre usamos as garrafinhas adequadas — muito menos as limpamos como deveríamos. Com essas sete dicas, veja como escolher a garrafa de água perfeita e como higienizá-la adequadamente

Dica 1

Esqueça a garrafa PET

Garrafas plástica levam em torno de 4 a 5 séculos para se decomporem.
Garrafas plástica levam em torno de 4 a 5 séculos para se decomporem. Crédito: Catherine Sheila / Pexels

Se você é o tipo de pessoa que reutiliza por dias a garrafinha PET, é melhor deixar esse hábito de lado. As garrafas descartáveis devem ser de uso único, principalmente porque ela pode facilitar a proliferação de bactérias. A superfície da garrafinha PET é porosa, favorecendo o acúmulo de microorganismos.

Além disso, quando exposta ao calor — seja quando você a guarda no carro por muito tempo, ou quando coloca líquidos quentes — ela libera substâncias do plástico na bebida. A quantidade não chega a ser perigosa para a saúde imediatamente, mas é sempre melhor prevenir.

Lembre-se: ao descartar a garrafa PET, faça questão de jogar no lixo reciclável correto.

Seja assinante Super Fruits Slot+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dica 2

Garrafa de plástico sem BPA

Garrafas com BPA são indicadas pelo símbolo de reciclagem de plástico com um número 7.
Garrafas com BPA são indicadas pelo símbolo de reciclagem de plástico com um número 7. Crédito: cottonbro studio / Pexels

Agora, se você prefere uma garrafa de plástico por ser mais leve e mais barata, procure por aquelas sem BPA. Essa é a sigla do composto químico Bisfenol-A, utilizado na fabricação de plásticos rígidos e transparentes.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) limita o uso do BPA em 0,6 mg para cada quilo de embalagem, porque a substância é um desregulador endócrino, ou seja, altera o sistema endócrino humano.

Vale destacar que os efeitos do BPA na saúde humana ainda são muito incertos. Há estudos mostrando o dano da substância no desenvolvimento do corpo e na reprodução, mas a maioria com doses muito altas. Outros estudos também indicam efeitos em doses mais baixas, mas existem muitas incertezas. Por isso, a proibição do uso do BPA em mamadeiras e a taxa limite em outras embalagens é orientada pelo princípio da precaução.

A informação sobre a presença do Bisfenol-A deve estar descrita na embalagem. Para saber se a garrafa tem BPA, procure o símbolo de reciclagem do plástico com o número 7 dentro.

Dica 3

Garrafa de alumínio

A garrafa de alumínio é vantajosa por ser leve e mais barata.
A garrafa de alumínio é vantajosa por ser leve e mais barata. Crédito: Julia Sakelli / Pexels

Tiradas as dúvidas sobre os plásticos, a garrafa de alumínio é uma ótima opção para quem precisa de um material barato, reutilizável e com alta taxa de reciclagem.

A única desvantagem é que elas são pouco resistentes, então tenha cuidado para não derrubá-la. Lembre também de conferir se a garrafa de alumínio não é revestida por plástico (que, adivinha, pode conter BPA).

Dica 4

Garrafa de vidro

Garrafas de vidro são ideais para se ter em casa.
Garrafas de vidro são ideais para se ter em casa. Crédito: Vova Kras / Pexels

A garrafa de vidro, mesmo sendo mais cara, é uma das melhores opções para guardar líquidos gelados em casa. O material é mais seguro para a nossa saúde e mantém o sabor das bebidas — quem nunca preferiu um refrigerante da garrafa de vidro geladinha às latinhas de metal?

Agora, ele não é a melhor opção para bebidas quentes, muito menos para o transporte diário. Ninguém quer derrubar a garrafa e lidar com vários cacos de vidro, né?

Dica 5

Garrafa de aço inoxidável (térmicas)

As garrafas térmicas são mais caras, mas muito duráveis.
As garrafas térmicas são mais caras, mas muito duráveis. Crédito: Oziel Gómez / Pexels

Se o seu objetivo é transportar bebidas quentes e/ou geladas, então você quer uma garrafa térmica de aço inoxidável. O aço inoxidável é praticamente 100% reciclável e é perfeito para manter a temperatura dos líquidos. Ele também está livre de substâncias tóxicas.

O problema é que é bem mais caro do que as outras opções. Por outro lado, você pode considerar um bom investimento: essa garrafa vai durar por muitos anos.

Dica 6

Para limpar: garrafa térmica

Confira dicas para higienizar a garrafa térmica.
Confira dicas para higienizar a garrafa térmica. Crédito: Tima Miroshnichenko / Pexels

Não adianta nada se preocupar com BPA e substâncias tóxicas se você não limpar adequadamente as garrafinhas, não é mesmo?

Para limpar uma garrafa térmica, você deve enchê-la com água quente, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e algumas gotas de vinagre. Deixe agir por oito horas ou mais.

Depois, enxague com três gotas de detergente e água corrente. Lembre de limpar a parte externa também, com o lado macio da bucha. A tampa da garrafa deve ficar de molho na mesma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre.

Dica 7

Para limpar: garrafa de plástico

Evite usar água quente em garrafas de plástico.
Evite usar água quente em garrafas de plástico. Crédito: Anna Shvets / Pexels

Se você for usar garrafas de plástico, o método de limpeza é outro. Nada de usar água quente: você pode acabar derretendo o material!

Para limpá-las, você pode usar soluções de bicarbonato de sódio, água sanitária e vinagre. Para qualquer uma delas, use uma colher da substância para cada litro de água e deixe de molho por 30 a 60 minutos.

Dica 7

Fontes

Crédito: Super Fruits Slot

Anvisa:Verbete “Bisfenol-A”
National Geographic:Garrafas plásticas podem se tornar perigosas quando expostas ao calor extremo
Blog Ypê:Como lavar garrafa térmica: dicas práticas de higiene
StarLimp:Como limpar a garrafinha

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

garrafa de plasticogarrafa de aguagarrafinhagarrafa termicagarrafa de aluminiogarrafa de vidro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
Super Fruits Slot Mapa do site