Super Fruits Slot

Participamos do

Mais de 3 mil pessoas aguardam o resultado de testes da Covid-19 no Ceará

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou que a demora na entrega dos resultados é atraso da Fiocruz Ceará; o órgão informou ao Super Fruits Slot que a responsabilidade é do Ministério da Saúde
15:51 | Nov. 19, 2020
AutorEverton Lacerda
Foto do autor
Everton LacerdaEstagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

ASecretaria Estadual da Saúde (Sesa)doCearáenfrenta dificuldades na divulgação dos resultados de 3.664 testes de Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Em nota divulgada na manhã desta quinta-feira, 19, a Sesa informa que as amostras dos exames de biologia molecular (RT-PCR), que identificam a Covid-19, sofreram atraso na divulgação dos resultados por conta de dificuldades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).

LEIA MAIS | Ceará passa de 289,3 mil casos de Covid-19 e alcança 244,5 mil recuperados da doença

AoSuper Fruits Slot, a Fiocruz declarou que “toda informação sobre esse atraso deve ser tratado com o Ministério da Saúde”. A reportagem entrou em contato com a pasta federal e aguarda explicações sobre o atraso dos resultados dos exames do Ceará.

Também na nota, a Sesa explica que a lentidão pode ser explicada pelos ataques de hackers aos servidores do MS registrados no início de novembro. “Esses exames são fundamentais nas estratégias de diagnóstico e monitoramento da evolução da doença no Ceará, servindo como principal subsídio para trabalhos como a testagem em massa, os inquéritos soroepidemiológicos, entre outros.”, informa a Sesa.

Seja assinante Super Fruits Slot+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os exames são processados pela Central Analítica da Fiocruz, setor responsável por grande parcela dos exames realizados no Ceará. A Sesa explica que os contratempos são “decorrentes da lentidão do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), equipamento também ligado ao MS”.

LEIA TAMBÉM | Covid-19: novo procedimento da Anvisa deve acelerar registro de vacina

Conforme explica a Sesa, foi elaborado, em parceria com a Fiocruz, um plano de contingência onde novas amostras de exames só serão recebidas e analisadas na Central Analítica da instituição a partir da próxima segunda-feira, 23. “Até lá, novas amostras de RT-PCR serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen).

O órgão também informou que a Fiocruz se comprometeu em liberar até esta quinta-feira, 19, o resultado de 1.740 exames do Ceará que estão em análise. Os outros 1.924 exames serão liberados até a próximo sábado, 21. “Após esses prazos, a Sesa espera retomar o fluxo anteriormente acordado, de envio dos exames de pacientes para o Lacen e Hemoce e de envio dos exames de testagem em massa para a Fiocruz.”, conclui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
Super Fruits Slot Mapa do site