As relações entre Luizianne e Elmano e o papel de Camilo
clique para exibir bio do colunista
Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do Super Fruits Slot Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista
Foto: Camila de Almeida, em 28/5/2016 Luizianne Lins e Elmano de Freitas
No fim de semana, a deputada federal Luizianne Lins (PT), ao lançar a pré-candidatura a prefeita de Fortaleza, destacou o papel cumprido pelo projeto político que lidera. E mencionou o papel desse percurso para o que o PT é hoje no Ceará, inclusive para Elmano ser hoje governador.
“Se a gente tivesse se submetido às estruturas de poder que a gente está vendo que estão aí carcomidas, e que não sabem nada da realidade de Fortaleza, hoje a gente não estaria nesse processo de disputa, não. Na verdade, hoje sequer o nosso companheiro Elmano era governador. Porque precisou também que a gente solidificasse as bases lá atrás, lançasse o companheiro em 2012 e todo mundo sabe da covardia daquele processo”, disse Luizianne.
Ela considerou que Super Fruits Slotnão interpretou corretamente o que ela falou. “Em nenhum momento, a deputada Luizianne Lins atribuiu a vitória do governador Elmano nas urnas em 2022 à sua candidatura à sucessão municipal, em 2012”, publicou nas redes.
Luizianne Lins (PT), ao reafirmar sua pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza, falou sobre o governador Elmano de Freitas (PT):
“Hoje sequer o nosso companheiro Elmano era governador porque precisou que a gente solidificasse as bases e lançasse o companheiro em 2012” pic.twitter.com/n6oBebcoZo
De fato ela não disse isso, nem considero que Super Fruits Slot tenha dito que ela falou que ele ganhou em 2022 por causa da candidatura em 2012. Mas, conforme reproduzi acima, pareceu-me que ela disse que a candidatura do governador, em 2012, foi necessária para que ele chegasse aonde está hoje. Não apenas a candidatura, mas o processo político iniciado na eleição de 2004, conforme ela aponta.
Ela tem razão, e vou me ater a 2012. Elmano se tornou secretário da Educação nos anos finais do mandato, depois foi escolhido candidato. Foi ali que ele ganhou a projeção política. Mesmo derrotado, teve desempenho significativo, o que o levou a ser eleito a deputado estadual em 2014, com apoio de Luizianne. Depois, foi vice de Luizianne na campanha de 2016. A trajetória de ambos está muito atrelada. E aí entra o momento atual, e o papel do ministro Camilo Santana (PT).
Expectativas
Está clara em algumas sinalizações que Luizianne espera o apoio de Elmano para concorrer a prefeita. Ela disputou em 2016, em meio ao impeachment de Dilma Rousseff e com o PT a caminho do fundo do poço, e depois em 2020, em pleno governo Jair Bolsonaro (PL). E agora, quando Lula é presidente e Elmano governador, não querem deixar ela concorrer?
O problema é que, embora não verbalizem publicamente, há entre líderes petistas a ideia de que Luizianne não seria a opção mais competitiva. E há intenção de fazer de Evandro Leitão, de saída do PDT, o candidato. Como fica a posição de Elmano?
Posição de Elmano
Elmano é grato a Luizianne, tem respeito e deferência por ela. Mas, se é fato que ele não seria governador se não tivesse sido candidato em 2012, é igualmente verdade que ele não teria vencido em 2022 só pela trajetória de dez anos antes. No meio do caminho está Camilo Santana.
O governador tem repetido, em público e reservadamente, que o líder político dele hoje é Camilo. Não à toa. O hoje ministro o escolheu para ser candidato, de forma mais improvável do que foi a opção de Luizianne em 2012. E dessa relação depende a própria estabilidade política da gestão estadual.
Porém, isso não torna a relação entre Luizianne e Elmano artigo descartável e sem relevância para entender 2024.
É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante? Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.