Super Fruits Slot - Franquias de games que se reinventaram
Para se manterem relevantes e conquistarem novos públicos, séries de jogos vem buscando novas fórmulas do sucesso
10:29 | Nov. 02, 2022
Reboots e spin-offs vem se tornando estratégias cada vez mais utilizadas por marcas que querem manter vivas suas franquias de maior sucesso. Mesmo após décadas de bons resultados e mesmo após o encerramento de seu enredo principal, séries que deixaram uma lacuna no coração dos fãs estão sendo reaproveitadas a partir de novas tomadas e iniciativas de desenvolvimento de títulos que carregam a essência do que deu certo no passado, mas tentam algo novo.
A série God of War, do estúdio Santa Monica é um dos exemplos mais claros desse esforço de renovação e, felizmente, obteve bastante sucesso já em sua primeira tentativa, com o lançamento de God of War (2018), título que faturou diversos prêmios, incluindo o The Game Awards de melhor jogo do ano. A série de games começou na era do Playstation 2 e manteve até 2013 um estilo muito parecido de storytelling e gameplay. Contudo, foi com sua proposta de reinvenção que a franquia conseguiu atingir o cume do mercado. O jogo foi reconhecido positivamente pela crítica, sendo o título da franquia com a pontuação mais alta do site Metacritic em seu lançamento, 95 de 100.
Com a chegada da continuação, God of War Ragnarök, que dará continuidade ao arco narrativo a partir do game de 2018, vamos relembrar que outras franquias do universo gamer obtiveram sucesso e ganharam novo fôlego ao se reinventarem.
Tomb Raider
As aventuras da exploradora de tumbas mais famosa dos games tiveram seu início em 1996 no Playstation original. Com fortes referências aos filmes de Indiana Jones e seu gráfico poligonal primitivo característico, a franquia foi um grande sucesso comercial e deu força à feliz tendência de protagonistas femininas em jogos de videogame. Deu tudo tão certo que a personagem chegou a ganhar vida nos cinemas, interpretada pela talentosa Angelina Jolie. Após 13 títulos de sucesso variável, em 2013 caiu no colo do estúdio Crystal Dynamics a proposta de reinventar a personagem, trazendo novo sentido aos games da série. Tomb Raider (2013) decidiu, então, abordar as origens da personagem e o caminho que a jovem britânica Lara Croft seguiu para se tornar a protagonista de sua própria história.
DOOM
Outra franquia que se foi por um tempo, mas voltou mais forte do que nunca foi DOOM. O jogo de tiro em primeira pessoa estourou inicialmente no PC em meados de 1990 e foi, por muito tempo, a referência do gênero na plataforma. Com o passar do tempo e com o surgimento de outros gigantes dessa categoria, como GoldenEye 007, Halo, Counter-Strike Battlefield e Call of Duty, os jogos da série original - que vigorou entre os anos 1990 e 1996 - ficaram datados. Por um tempo, pareceu que DOOM iria ficar no passado. Apesar de tentativas de repaginar a série durante o começo dos anos 2000, foi apenas com o lançamento de DOOM em 2016 que a franquia ganhou vida nova, especialmente quando esteve disponível gratuitamente para os assinantes da Playstation Plus naquele ano. Devido o sucesso de sua reinvenção, em 2020, DOOM Eternal foi lançado para consolidar o retorno da franquia ao patamar de referência do mercado de jogos de tiro em primeira pessoa.
Mortal Kombat
De 1992 até os dias de hoje, o cenário dos jogos de luta mudou radicalmente. Com torneios competitivos cada vez maiores e com novas franquias surgindo todos os anos, é notável o quanto a série Mortal Kombat se manteve em destaque por todos esses anos, mudando e evoluindo constantemente, mas sem perder em nenhum momento sua essência. Desde o primeiro jogo lançado, no começo dos anos 90 até hoje, Mortal Kombat é sinônimo de gráficos realistas, violência explícita e de um estilo de gameplay único no gênero. Com o passar dos anos, MK rivalizou com diversas outras franquias. De Street Fighter a The King of Fighters, de Tekken a Super Smash Bros., a franquia manteve seu estilo violento dinâmico constante, mas passou por transformações significativas durante mais de 17 jogos lançados. Sua reinvenção mais recente veio em 2011 com o lançamento de MK9, jogo que serviu para limpar e organizar a linha do tempo do modo história da franquia e reiniciar seu enredo principal utilizando de um recurso bastante conhecido na cultura pop: a viagem no tempo. Desde então, a série continuou investindo em storytelling e em um sistema de combate sólido. Daí, com Mortal Kombat X, lançado em 2015 e, especialmente com MK11, de 2019, tornou-se um dos maiores exemplos de como as franquias de games podem se reinventar, mantendo sua essência e conquistando novos adeptos.
Esse conteúdo foi escrito em conjunto por Davi Rocha (@davidobacon), apresentador do podcast A Semana em Jogo, do O Povo. Escute a um episódio sobre este assunto no player abaixo: